Cocal do Sul (SC)
A Coopercocal iniciou a 4ª edição do Programa Mulheres Cooperativistas com a participação de 50 mulheres em uma formação voltada ao aprendizado, desenvolvimento pessoal e troca de experiências. Com carga horária total de 71 horas, os primeiros encontros ocorreram com atividades de integração e conteúdos sobre cooperativismo.
A proposta inicial do programa busca incentivar o protagonismo feminino e ampliar o conhecimento das participantes sobre cooperação e atuação comunitária. Nos próximos meses, os encontros irão abordar temas como desenvolvimento pessoal, imagem, relações interpessoais, família, educação financeira, inteligência emocional, comunicação, liderança feminina e sustentabilidade.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
A psicóloga e coordenadora do programa, Jéssica Lima da Silva, afirma que a iniciativa contribui para o fortalecimento das participantes. “O Programa Mulheres Cooperativistas tem um significado muito grande, porque leva conhecimento, informação e desenvolvimento para as mulheres. É uma oportunidade para que elas se fortaleçam, se reconheçam como protagonistas e também se envolvam mais com a comunidade, gerando impacto positivo ao seu redor”, declara.
Participante de Morro da Fumaça, Nivea Vieira Maximiano relata que decidiu participar após conhecer o trabalho da cooperativa. “Eu vi que é um aprendizado muito grande. A gente sai pronta. E a expectativa é levar esse aprendizado para a vida toda, fazer novas amizades e aprender a lidar melhor com as pessoas”, afirma.
Cristiani Frol, de Cocal do Sul, destaca a troca de experiências proporcionada pelos encontros. “A gente tem que estar sempre se movimentando, conhecendo pessoas e aprendendo. Já nesses primeiros encontros, superou as expectativas. É uma troca muito grande, com mulheres diferentes, com histórias diferentes, e isso agrega muito”, ressalta.
Ela também comenta sobre a importância de reservar um tempo para o desenvolvimento pessoal. “Se a gente quer cuidar dos outros, a gente precisa estar bem. Então é importante ter esse momento para aprender, crescer e olhar para si mesma”, completa.
O presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha, afirma que a nova edição representa continuidade ao trabalho desenvolvido pela cooperativa. “É uma alegria muito grande ver mais um grupo iniciando essa caminhada. Sabemos o quanto esse programa contribui para o crescimento dessas mulheres e o impacto positivo que isso gera na comunidade”, destaca.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







